sexta-feira, 4 de setembro de 2009

13 QUADRAS PARA MARIANA CORREIA

I

Hoje é o teu dia,

Faz dele oiro e alegria,

Especial como tu,

Um dia sem igual.

II

Dia de Setembro,

Número cinco,

Ano do século 21,

Dois mil e nove.

III

Treze dizem,

É número de sorte,

Tenho eu em ter-te filha,

Que esta prenda te dou.

IV

Uma prenda de palavras,

Sem laço, nem embrulho,

Por fazeres treze anos,

Como eu sinto orgulho.

V

Vais crescer cada vez mais,

Não sei onde vais parar,

Mas estarei sempre aqui,

Sabes que podes contar.

VI

Estás aqui no meu peito,

Neste dia como noutro qualquer,

Não importa o lugar,

Esteja eu onde estiver.

VII

Vais voar sem asas,

Bem alto, eu sei,

Ou dar asas ao sonho,

As que eu te dei.

VIII

Também vais navegar,

Nas ondas do mar

Com bom ou mau tempo

Mestre marinheira vais ficar.

IX

Mas por ora é dia de festa,

Todos estamos alegres por ti.

E logo acabada esta,

Outras virão, mais e melhores.

X

Poesia é prenda pobre,

É tudo o que tenho nos bolsos

Destas calças remendadas.

- Mas espera…!

XI

É claro que ainda virão os euritos,

Para alegrar o dia inteiro,

Pois a poesia afinal,

Não dá nem prós apitos.

XII

Já me faltam as palavras,

Treze quadras dão trabalho,

Por isso vou agora concluir,

Amanhã novas quadras vão surgir.

XIII

Treze breves anos hoje contas,

Com mais treze, vinte e seis,

E muitos outros virão,

Para anotar nos papéis.


Pai (5/09/2009)

(c) Paulo Correia 2009



Sem comentários:

Enviar um comentário